terça-feira, 13 de maio de 2008

Pois é!

Para ler ouvindo: Por enquanto (com a Cassia)
Citação: Firme os pés (Lanterna Verde - Liga da Justiça sem limites)


POIS É.



Oi.
Oi.
Tudo bem com o senhor?
Tudo caminhando.
Senhor Presidente!
Senhor Presidente!
Não precisa me chamar de presidente, deixa isso pros jornalistas.
É respeito! Mamãe me ensino assim.
E com você Rogério como ta a vida?
Ah! Sei lá, ta indo

(Silêncio)


Mas então, algum problema? Nenhuma medida do meu governo tem te beneficiado?
Não. Não. Quer dizer não é isso. É só a vida mesmo.
Ora companheiro! Assim é a vida, só tem que ter paciência que com o tempo as coisas se ajeitam, pode até não parecer mas tudo é um jogo político.

(Silêncio)


Você nunca pensou em desistir?
Desistir do que?
De ser presidente!
Você se candidatou várias vezes, perdeu duas seguidas disseram até que por causa da sua aparência, falta de estudo, articulação pra falar essas coisas ae que o senhor sabe muito bem, não passou pela sua cabeça que nunca conseguiria? Mesmo assim, agora o senhor ta eleito pela segunda vez, mas quando o senhor foi assumir sentindo o peso da faixa no peito e a galera correndo atrás de você. Você não pensou e agora? Será que fiz a escolha certa? Sabe quando a ficha caiu dias depois você não pensou em desistir?

(Silêncio)


Rogério, acho que nunca parei pra pensar nisso sabia, mesmo por que se pensasse acho que desistiria. É verdade que perdi, mas quando saia na rua e algumas pessoas chegavam e mim e diziam eu votei no senhor, porque quero que o Brasil mude, porque você é povo como agente, isso me deu força pra continuar seguindo. Ta bom, você ta pensando que é demagogia, mas até eu tento me convencer que não é. Mas chegando em Brasília descobri que as coisas não eram como eu imaginava, você viu por quantos escândalos passei, nesses dias chegava em casa deitava a cabeça no travesseiro e pensava “Não posso desistir”.

(Silêncio)


É!
É.

(Silêncio)

Mas sei lá, depois que o senhor virou presidente, o senhor vem pouco aqui em casa. Não sente falta disso?
Sinto. Na realidade sinto mais falta dessas conversas, todo mundo só me trás problemas, só fala de metas, de superávits, de dossiês, do Paraguai, do biocombustivel, de reeleição, tem horas que eu até me esqueço que eu sou o Luis.

Hehe! Ossos do oficio, quem mando ser presidente, mas e ae o que o senhor faz?
Eu! Eu não faço nada, nunca sei de nada! (Risos)

(Silêncio)


O Senhor já prometeu algo a alguém e depois percebeu que não poderia cumprir? Ou prometeu em um momento e depois percebeu que não avaliou direito os riscos. Tipo! É!
Ah, sei lá se o senhor ta me entendendo. Tipo já fez uma promessa e no outro dia quando acordou não se sentiu feliz e o senhor sabia que tinha que acordar feliz, mas foi o contrario, acordou mais confuso e ainda ficou com algo martelando na cabeça que talvez essa felicidade não venha.

(Silêncio)
(Pigarreio)

Eu sou o Presidente da República e tudo que eu fiz foi prometer. (Risos)

(Riso sem graça)
(Silêncio)


Pois é!
É!
Sentir medo é normal e mais cedo ou mais tarde você vai ter que enfrentar eles, basta decidir a hora certa pra lutar contra eles. Se perder a eleição, ai vai ter que se preparar melhor pra próxima, se não conseguir cumprir o prometido, talvez você tenha uma nova chance e se tiver cumpra! Mas nunca deixe apenas de cumprir, lute pra tentar cumprir. Só cuidado você pode acabar magoando pessoas pelo caminho.

(Silêncio)


E se magoar? Posso tomar uma decisão em um dia e voltar atrás no outro?


(Silêncio)

Sei!
Você já se filiou ao PT?
Não, não quero me envolver com política.
Mas...
Já sei, nunca na história desse país a juventude foi tão apolítica, tão distante dos interesses e rumos do Brasil (Risos) Mas não me interessa a política queria só ser um rapaz menos complicado.
Eu também queria.

(Silêncio)

Você viu o Corinthians contra a CRB no sábado?
Não tio! Eu sou palmeirense! Palmeirense, o senhor sempre esqueci disso!

3 comentários:

_Ton_ disse...

Sobrinho do presidente... quem diria...
Acho que o que você quis mostrar é que o presidente é do memso jeito q todo mundo. Tem insegurança, incertezas, medo, etc. Mas principalmente, o texto transmite muito de você. O Rapaz que sentindo tudo isso, tenta dialogar com alguém que parece mais forte pra quem sabe se apoiar.
Pra quem vê a profundidade do que está escrito, é um ótimo texto. Se a pessoa vier aqui à procura do elemento Lula, não vai achar. Que bom!
Abraços

Unknown disse...

Rô meu amigo...Não parecia uma conversa com o Lula, e sim com o psicologo,rsrsrsrsr....Tá precisando conversar me procura guri....rssrsrsrsr...Mas valeu os "tapas na cara", tipo nunca desista...rsrsrsr....Bjs...Amo ocê...

Marcio Brigo disse...

È um otimo exemplo de que se pode fazer um tema entrar no autor ao contrário do que se espera e ainda sim ser um ótima texto.
Gostei Rogério, um texto denso.