segunda-feira, 28 de abril de 2008

QUANDO EU CRESCER?

Engraçado, eu nunca escrevi uma redação sobre o que eu queria ser. E também nunca pensei muito nisso. Pensava no que não queria ser. Eu não queria ser nem professora, nem a minha mãe.

Toda menina tem sonhos bem parecidos. Bailarina, médica, veterinária, professora, mãe. Nenhum desses me servia. Como disse, sabia o que não queria. E sempre achei que uma profissão não definiria todo o meu ser. Logo, como saberia o que eu queria ser? Só queria ser feliz, ora!

Quando criança eu queria ser amiga de todos, e ficava realmente chateada quando alguém não queria brincar comigo. Mas com o tempo e muitas decepções aprendi que não era esse o caminho. Decidi que queria ter a minha turma. Era a adolescência.

Aí eu queria ser a diferente, e quem não quer nessa idade? Queria conquistar meu espaço, e conquistei, não posso reclamar. Mas a pergunta ainda existia. E aí, o que você vai ser?

Como diferente que eu queria ser, quando me sugeriram fazer magistério, fiz contabilidade. Quando saí do colégio me sugeriram que ficasse um ano pensando na faculdade que queria fazer, mas eu já sabia, sociologia na cabeça. E assim fui prestar o vestibular. Contabilidade? Nunca busquei nem o diploma.

Epa, mas eu não disse que não queria ser uma profissão? Pois é. A vida me levou até uma profissão que eu não queria, mas que não abandono nunca mais, sou professora. Mas a dúvida continua, o que eu quero ser? Sou professora só entre as 13h e 18h, sobra um tempão pra ser o que eu quiser!

Hoje acho que sei o que quero ser. Quero ser mulher e menina, criança e adulta, doce e azeda, alegre e mal humorada, tudo na medida do necessário. Quero não ter que servir a padrões antigos, quero ser dona de mim mesma, não da casa. Quero amar muito e sempre, até a hora que acabar, depois juntar o que sobrou e partir pra outra. Quero estudar pra sempre, tudo o que eu gosto, artes, história, cinema. Quero ouvir música, todas que me fazem bem, todas que me traduzam. Quero mudar de direção se desejar, quero ter tudo pra poder jogar pro alto se achar necessário. Não quero ser constante o tempo todo, quero sentir o vento no rosto de vez em quando.

Quero ser eu. Sem padrão, sem forma, sem roteiro.

TOP 5 Brincadeiras!
1 - Queimada na escola
2 - Stop!
3 - Volei na rua
4 - Campeonato de Atari na casa dos amigos, Enduro e River Raid!
5 - Brincadeiras de menina, onde se colocava nomes de meninos, ações, números, e depois via no que dava, com quem ia ficar. Alguém lembra dessas brincadeiras? Puxa, não lembro de nenhuma delas pra ensinar, rsrs.

Bel Gasparotto

Leia mais sobre a Bel no link convidados na perte superior do blog.

5 comentários:

Marcio Brigo disse...

Ser o ser, que é, e tão somente Ser.

Parece nós quatro só queremos ser felizes. Não é?

Será uqe é só isso que o homem busca?

Adorei o texto fechou muito bem o nosso ciclo.

_Ton_ disse...

O Marcio disse tudo... não temos validade científica mas na nossa pesquisa, é só o que o ser humano quer. Assisti a um filme ontem "Na Natureza Selvagem". Após desligar a TV e ir para cama, fiquei rolando por duas horas pensando sobre o que tinha assistido... e tem tudo a ver com o tema e nossas impressões. Recomendo, e muito.
Qto ao texto, a Bel está de parabéns. É engraçado como as vezes somos levados a ser pessoas que nunca imaginaríamos quando criança. Mas continuamos sendo nós mesmos.
Beijos e abraços a todos.

Juliana Poggi disse...

como diz um amigo meu " a gente sempre acaba sendo o que não queria e
quase sempre acaba gostando!"
e o Stop! sobrevive graças aos apagões... ficar sem energia eletrica
é quase o mesmo que entrar num tunel do tempo! ;)

Bel Gasparotto disse...

Ah, meninos, amei escrever aqui, nunca tinha escrito nada com o tema pré definido, e não achei tão difícil quanto parecia. Acho que porque é um tema que me atormenta desde a mais remota idade.

Obrigada, Marcio, pelo convite!

Beijos!!!!

ROGÉRIO FERREIRA disse...

Acho que esse é um problema que nos atormenta!

Ser ou não ser!!!
Mas as vias de regras e sermos que oq não queriamos e descobrir que amamos.

Melhor ainda é ter maturidade pra continuar querendo sempre crescer pra poder mais um tentar ser...

Mas como disse o Brigo tech!
os caminhos são diferentes, mas o destino é sempre o mesmo! Chegar até um momento (longincuo) de felicidade!

Belo texto!
Parabens Bell, prazer receber vc no 3.