sexta-feira, 4 de abril de 2008

O que eu queria ser quando crescesse.

Para ler ouvindo: Balão Mágico - Superafantástico.

Foto: Márcio Brigo.

Quando eu escolhi escrever neste blog, assumi alguns riscos. Esse tema é, sem dúvida, o mais difícil que (eu) já fiz, nem tanto pelo tema, mas pelo momento de vida pelo qual atravesso.

Vamos lá.

Sabe aquelas festas de criança onde uma “tiazona” (cabe aspas???) coloca todas em fila e dispara:

- Que criança adorável! O que você vai ser quando crescer?

Putz! Que pergunta! Já percebeu que essa pergunta é muito mais complexa do que parece? Não aponta para resposta rápida:

– Grande! – Dãaaaaaaaaaaa! Não, não pode ser assim a resposta dessa pergunta. Ela está ligada a um plano de vida, a um objetivo, a um sonho e, talvez, ao destino de quem responda.

Ó perguntinha difícil! O tempo vai passando e a impressão é a de que esta pergunta começa a se fechar ao seu redor como uma cena dos filmes do Indiana Jones.

Respostas: Bombeiro, Policial, Piloto de avião, Professor de educação física (pasmem), Psicólogo, Promotor Público, Administrador, Radialista, Locutor, Apresentador, Produtor, Professor etc...

E agora, José? Não sei. Era tão fácil quando eu era garoto, agora parece tão difícil. Ontem falei com uma amiga, que disse ter se arrependido amargamente por ter abandonado seu sonho de bailarina.
Isso é justo? Abandonar seu sonho.

Volto à pergunta. E agora? Dinheiro? Sonho? Lembra daquele episódio do Pica-Pau que o Leôncio ficava sonhando? Mulheres! Dinheiro! Mulheres! Iate! Mulheres! Automóvel! Mulheres! O que será que Leôncio queria ser? O que você aí que está lendo quer ser quando crescer? E não tem essa de: “Eu já cresci”. Não mesmo. Lembra da canção do Raul? “Eu devia estar contente porque tenho um emprego e ganho quatro mil cruzeiros por mês...”.

Estou vivo e tenho muito que crescer. Tanta coisa para fazer, mas a verdade é que muita coisa eu já fiz, mas tem tanta coisa ainda.

Então, já pensou na sua reposta?

Eu já pensei na minha.
Quero ser pai.

Seja feliz e cuidado com a resposta de sua pergunta, você pode conseguir.

-------


Top 5 Brincadeiras de infância.

1 – Esconde, esconde.
2 – Ajuda, ajuda.
3 – Pega, pega.
4 – Gangorra.
5 – Balança

Putz, maior mancada só cinco, esse TOP renderia um tema.

“Brincadeira de criança”.

Quando terminei de escrever, tinha decidido que a música deste texto seria “Ouro de Tolo” do Raul Seixas, mas como fui tão longe em minha infância mudei. Espero que você vá lá na sua infância também, ou não!

Obrigado Valéria Barbarotto pela força na revisão.

10 comentários:

_Ton_ disse...

Tinha escrito algo aqui mas vou deixar para encaixar n meu texto....kkkk vai ser meu comentário sobre o seu texto...
Fora isso, essa ultima revelação foi um choque... gostei muito... não esperava uma surpresa nesse texto....
Abraço!

Unknown disse...

Quero ser criança quando crescer....

Quero ser menina quando crescer....

Quero não ser nada quando crescer....

Não quero crescer....

Quero realizar sem sentir....

Quero continuar sonhando...



Já sei! Quero ser uma sonhadora....rs

ROGÉRIO FERREIRA disse...

Como dito!
pergunta dificil de mais da conta de ser respondida... eu a cada dia quero ser uma coisa diferente e o mais incrivel oe olhar a data no RG e perceber só ali ela aponta os 20 e tantos...


___________________
A cada dia sinto mais orgulho do 3.
Textos fantasiosos, personagens malucos, desabafos e as vezes linhas sinceras!

Brigo Tech sempre surpreendendo!

Sam disse...

Palavras que alguém guardou e tascou na minha lata quando cresci... Sempre disse que seria professora, e sou!
Quando entrei no magistério, eu nem sabia que era pra ser professora que eu estava ali, tinha 13 anos.
Hoje eu tenho 22, sou formada em letras e não sei gramática.
Na pós conheci pessoas de diversas áreas e descobri que quando eu crescer, nem que for pros lados, ainda quero fazer faculdade de história, pedagogia e filosofia.
Pois é, eu poderia querer ganhar dinheiro, mas, a educação fica me chamando, me prendendo e "Tamos aê", andando com fé que a fé não costuma faiá!
Detalhe: acabo de ganhar o cargo de coordenadora pedagógica na creche onde trabalho

Samara

Vanderley disse...

Dizem que recordar é viver, mas as vezes nos faz sofrer também, pois certas coisas simples que vivenciamos não voltam mais. Este texto fez com que eu embarcasse naquela maravilhosa máquina do tempo...voltei alguns zilhões de anos atrás..muito bom, pra não dizer excelente...Opa, ia esquecendo, viajar por estes textos é superfantástico.

Glauber Canovas disse...

Quando crianças, não pensamos nas dificuldades que enfrentamos. Quando crianças, não tínhamos a noção do que é o mundo. Quando criança o amor era apenas pelos pais. Quando crianças nossos sonhos podiam ser realizados. Hoje que cresci vejo que é difícil se estabilizar na vida, que é desagradável ver como está o mundo, que amo não só meus pais e que para realizar sonhos preciso pagar caro!!

Boa sacada esse tema.

Parabéns.

soozie disse...

O que ser quando crescer?
E o que ser quando já cresceu?
Nunca quis ser professora. E fui. Não sei como, [só que foi ironia do destino] que fiz Letras. E concluí.
Acreditava piamente que não sabia desenhar e muito menos usar o computador [fora o msn]. Hoje sou designer gráfica. Amanhã não sei o que serei.

Unknown disse...

Brigo...Adorei o texto, muito bem desenvolvido....E fiquei pasma com o final....Quero ser pai....Nossa chocou...Parabéns pela escolha....

Bjs

Bel Gasparotto disse...

Marcio!!! Impagável! Achei que eu fosse a única que lembrava do Leôncio imaginando dinheeeeiro, mulheeeeres, iiaaaaate, kkkkk, sensacional!!!

Pai? Que surpresa, não achava que ia ler essa resposta, nem sei pq, rs. Vc surpreendeu. gostei do texto!

Beijos!

F@bio disse...

O que eu quero ser quando crescer Sr. Brigo???? DENTISTA....kkk.

Curti o texto, parabens.