sexta-feira, 11 de abril de 2008

No corredor do passado

Trilha: Não consegui pensar em uma especial... por isso ouçam algo que gostem.

Citação: "Oh ! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!(...)"
Casimiro de Abreu


Há alguns dias, vagando por um corredor do meu passado, entro em uma sala de 1ª série:


- Luis, o que você vai ser quando crescer?
- Piloto de Fórmula 1, professora.
- Ah, que legal! E você, Lívia?
- Eu vou ser bailarina!
- Nossa! Paulo?
- Eu quero ser jogador de futebol!
- Olha! Vamos ter um novo Romário! E você, Elton?

Nesse instante a criança olha para todos os lados, sente o sangue do corpo inteiro ir para a face.

- Éééé... Hummm... Caminhoneiro.
-

O silêncio durou uns dez segundos. Depois vieram as gargalhadas. Entre astronautas e professoras, veterinários e médicos, cantores e atrizes, o aspirante a Bino sentiu-se envergonhado, embora não entendesse o motivo para tamanha farra. Talvez ele devesse ser comediante, pensava. Durante algum tempo fico parado vendo o pequeno Elton dar explicações às hordas de crianças sorridentes que vinham para fazer pouco caso da atrapalhada escolha.

Saio da sala e vou um pouco mais adiante, paro em frente à sala do 3º Colegial. Jovens discutem o vestibular e os planos para o fim daquele ciclo escolar. É nesse ambiente que vejo o adolescente Tonton entre os amigos da escola:

- E aí Macaco, o que você vai fazer na facu?
- Engenharia, sem dúvida... E você, Cacão?
- Direito. Beloto, sabe o que vai fazer?
- Fisioterapia. E você Tonton, vai prestar pra que?

O rapaz parece hesitar em responder, mas toma coragem e dispara:

- Não sei...
-


Dessa vez durou menos. Porém, ao invés de risos eu vejo indignação.

- Como não sabe?
- Você tá louco?
- O vestibular é em 6 meses e você não decidiu?

Fosse o adolescente um avestruz, certamente sua cabeça estaria três palmos abaixo do solo. Chateado com a cena, consegui enfim achar a luz do meu quarto e voltar.

Ontem recebi a visita inesperada do pequeno Elton caminhoneiro e do jovem Tonton, possivelmente um futuro hippie. Após conversarmos algumas amenidades, me vejo engasgando com uma pergunta do inocente Elton. A mesma que há algum tempo também os incomodou.

-Bom... Quem sabe eu posso ser um produtor de TV. Posso continuar com minha empresa, ou largar o ramo de vez. Posso voltar a estudar. Ser dono de uma banca de jornais. Posso até viajar por ai pra quem sabe descobrir um destino?

O garoto e o adolescente se entreolham, como que desiludidos. Quem sabe a tal pergunta não tenha mesmo resposta... Os dois se despedem, tristes.

Hoje cedo, assistia TV, quando me vem o estalo.

- É isso!

Rapidamente Elton e Tonton saem de suas salas escuras e vem correndo para tentar entender minha animação.

- É isso o que eu quero ser! Olhem!

Os dois olham para a TV e vêem um comercial de margarina, daqueles cheio de clichês.

- Você vai ser “fazedor” de propaganda? – pergunta Elton.
- Publicitário – corrige Tonton.
- Claro que não! Vejam esse cara! – continuei – Ele está ao lado da família, todos unidos, passando margarina no pão! O mundo lá fora um caos: guerra, violência, fome, mensalão, dengue. Mas lá está ele. Apenas passando margarina no pão!

- Então você vai ser filósofo agora? – ironiza Tonton
- Vocês não percebem? A resposta pra nossa pergunta é: SER FELIZ! Só isso!

Os dois finalmente esboçam um sorriso.

- É... Pra mim ta bom! – diz Elton – E pra você?
- Sim. Chegamos lá, finalmente – concorda Tonton – Mas tenho outra pergunta agora: Como?

Nós três nos olhamos em silêncio, para depois cairmos na gargalhada. Então aconselho:

- Quem sabe aquele senhor de cabelos brancos comendo pão com margarina ali do outro lado do corredor possa nos ajudar?


Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência

_________________________
Lista Top 5 Brincadeiras de Criança
5 - Taco (quantas bolinhas perdidas)
4 - Gato-mia (divertido brincar com as amiguinhas de escola)
3 - Futebol de Botão (fui 3º colocado em dois campeonatos)
2 - Futebol (sem comentários)
1 - Salada Mista (quem nunca pediu pro amigo apertar o olho quando fosse a menina que a gente queria?)

6 comentários:

Marcio Brigo disse...

Felicidade.
Feliz Idade.
Feliz Escolha.

É uma cilada Bino!

Essa perunta sempre é.

Parece que nós três temos mais em comum que um blog, temos vidas que estão apontando para a mesma filosofia.

Adorei a técnica que vc usou para separar as os seu "eus". A maneira como usou os corredores e os quartos.

Abrax.

ROGÉRIO FERREIRA disse...

Dificil até comentar...

mas faço os votos mais sinceros pra que quando vc cresça vc seja muito feliz, quer dizer desejo mesmo que vc continue essa eterna jovem criança adulta feliz!

Grande Abraço irmão!

Ah! vc roubou meu top top!!!!

Miss Scarlet disse...

Grande Menino Ton,sempre genial...
Se superando a cada novo texto. Na estrutura e na forma, simplesmente impecável!

Não vou me extender comentando a escolha porque... bom, era a minha também... Depois de muita quebrada de cara e muita terapia há algum tempo me dei conta que é só isso que eu quero ser... Feliz! Mas posso dizer que a imagem que você usou para dizer isso foi perfeita, singela e direta...

Boa Sorte pra gente nessa busca, não é fácil passar no vestibular dessa faculdade...

PS. Putz! Gato-Mia, clássica brincadeira de pré-adolescente, desculpa para esbarrões "acidentais" no escuro... Já Salada Mista eu nunca brinquei, medinho de cair de beijar algum menino que eu não queria... Eca!

Vanderley disse...

Seria a felicidade apenas um "estado imaginário"?
Não.Vamos ser felizes...
Como diz a canção do Geraldo Vandré : "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."
Então vamos fazê-lo, e agora...vamos ser felizes,o resto pode esperar.
Belo texto..Parabéns.

Unknown disse...

Dessa vez vcs se inspiraram muito pra escrever hein...Amei o texto Ton....E lembrei de um trecho do texto do Pedro Bial "Filtro Solar" que é + ou - assim: "Não fique chateado por não saber o que quer fazer da vida, as pessoas mais interessantes que eu conheço não sabia aos 22, e os quarentões mais interessantes que eu conheço ainda não sabem"....Bjs

Bel Gasparotto disse...

Tom, adorei o texto! Parece uma viagem lisérgica, muito legal mesmo!!!

Me fez lembrar da menina da terceira série, que as amigas chamavam de Mabel (putz...), da adolescente Hells Bells, e pensar na atual Pro Bel... mas acho que tem outras ainda por aí, perdidas ou escondidas. Que viagem bacana!