sexta-feira, 16 de maio de 2008

Senhor presidente

Para ler ouvindo: Chico Buarque - Meu Caro Amigo

Foto: Yahoo Notícias


Eu era garoto quando Fernando Collor foi eleito, fiz campanha pelo senhor, meu pai votou no senhor, mas não de certo.

O tempo passou, deu no que deu, veio o Itamar, o FHC, queria votar no senhor, mas acabei votando no boi de piranha Ciro Gomes. Então o senhor veio arrebatador e venceu, votei no senhor, votei com o coração, votei com convicção, me lembro de ter colocado uma camiseta vermelha no primeiro turno e no segundo turno não a tendo encontrado nem mesmo no cesto de roupa suja fui de branco mas assim que encontrei um adesivo (boca de urna, que feio) coloquei no lado esquerdo do peito.

Foi emocionante ver o senhor sendo eleito, me sentia presidente, me sentia um cidadão, me sentia ouvido.

Vieram os episódios as gafes, mas eu entendo isso, o senhor é do povo assim como eu. Mesmo eu tendo estudado e me formado moro na periferia e me considero um popular, mesmo que morasse em outro lugar ainda me consideraria assim. Por isso entendo, entendo que acontece trocar palavras e títulos importantes.

Veio a segunda eleição, eu estava desiludido, votei no médico tucano, e fomos para o segundo turno, não tive coragem de votar nele de novo. Senhor presidente, naquela manhã me dirigi a zona eleitoral decidido a anular o meu voto! Mas não tive coragem.

Votei no senhor.

E ai estamos, entre CPI´s, Projetos e Mensalões, não citei mas acompanhei tudo isso. Muitas vezes tive vergonha.

Tive vontade de escrever esta carta antes, mas oportunidade não tive.

Já deu para perceber que sou seu eleitor, mas não sou petista e nem de esquerda, sou como o senhor de centro direita que gosta de usar vermelho.

Sobre o futuro, torço mesmo que o senhor esteja decidido a se aposentar ao fim deste mandato, pois, como sabemos a alternância de poder é importante para a democracia.

Mas o porquê da minha torcida é outro.

Se o senhor quiser se ele reeleger não vejo como impedi-lo.

Para terminar.
Se decidir se reeleger, mudar as leis e tudo mais, é com pesar que não sei o que vou responder se me perguntarem.

- Vai votar no Lula?

Márcio Brigo

----------

Obrigado Aline Amaral pelas dicas.

5 comentários:

_Ton_ disse...

Acho que você resumiu bem o sentimento da maioria da população brasileira, eu excluso, ja que nunca acreditei no nosso ilustre entrevistado...

ROGÉRIO FERREIRA disse...

Vesti a camisa azul, coloquei um bone amarelo e fui fazendo boca de urna para o concorrente, e esperava que ele ganhasse, porem não foi esse o resultado...

Mas no fim!
acabei ficando feliz, teriamos alguem do povo, que conhece bem nossos problemas, que fez parte dele e que nos representaria com o coração e sem medo da maquina politica!

pero, essa felicidade tambem foi se esvaindo com o tempo... Não pelos escandalos, cpi's e afins, mas pela pratica continua das mesmas politicas, pelos ataques ao governo anterior como desculpa, para uma série e incompetencias...

Esperei pela mudança, pela renovação, tivemos sim algumas, naufragamos em muitas e cá estou denovo, mais vez pensando, oq fazer na proxima eleição?

Sr Presidente compartilho dos sentimentos e palavras do caro amigo Brigo, e gostaria que o senhor respondesse nos indagações!...


Muito bom texto!
sempre perfeito!

Bel Gasparotto disse...

Texto angustiado, heim, Marcio. Pior é que é exatamente como me sinto em relação ao ilustríssimo. Ainda lembro dos meus tempos de esquerdista... com pesar. Sim, passaram. Hoje sou desacreditada dos homens, e um grande responsável pela desilusão é o ilustríssimo... triste.

Sim, votei nele, todas as vezes que fui consultada involuntariamente.

Angustiado, mas ótimo texto. Bom quando o texto mostra seu sentimento dessa forma.

Bjs!

Glauber Canovas disse...

Um tanto inflamado! Mas quem não se sente assim depois de pífia 'apresentação' no picadeiro (sem aspas mesmo!) do congresso?

Muito bom!

Unknown disse...

Esse sentimento demonstrado por vossa pessoa eu nao tenho, pq nao votei e nao votarei nunca no Lula, tenho meu motivos pessoais que nao vale a pena citar.Acho que para governar um pais como para administrar uma empresa a pessoa tem que estar apta para isso, que nao e o caso dele. Quanto ao texto bem escrito,demonstrando tudo que vc como cidadao brasileiro sente. Gostei Brigo...Bjs