quinta-feira, 22 de maio de 2008

Carta ao Lula.

Antes de qualquer coisa, agradeço ao convite de meu amigo Brigo para pincelar nesse espaço. Topei participar da idéia no momento em que me fora a proposta. Não sou sociólogo, muito menos especializado na temática em pauta (política), mas faço questão de saber quantos reais estão me levando por mês nesse país. Levei ao pé da letra essa história e resolvi posicionar as palavras como se estivesse realmente escrevendo uma carta!

Carta ao Lula.

Caro, Presidente.

Tenho tido dias difíceis. Isso porque meu pãozinho – quentinho -, que costuma compor minha mesa do café da manhã, amanhã pode não ser mais presente. Vossa excelência não deve ter conhecimento do que é mastigar aquele alimento feito de fermento e trigo tendo à mente que de uma hora para outra aquilo pode acabar. Tudo isso se deve ao fato de nossos hermanos simplesmente não querer vender o valoroso (bem valoroso!) trigo ao Brasil.

Os motivos, posso imaginar, são muitos. 1.º- Somos pentacampeões do mundo e eles bi; 2.º- Ganhamos uma Copa América, humilhantemente, em cima deles; 3.º- Emerson Leão enquanto técnico do seu time, o Corinthians, espantou os queridinhos da torcida argentina (Tévez e Mascherano); 4.º- O Brasil foi escolhido a sediar uma Copa do Mundo. E por último, talvez a hipótese menos provável 5.º A desestabilização da moeda nativa em relação à brasileira. Enfim, fato é que eu não posso imaginar minha refeição matinal sem meu saudoso pão francês e vossa excelência terá de fazer algo.

Aproveito para lhe parabenizar, Presidente, pela economia ‘estável’ do nosso país. Mesmo sabendo que basta os EUA se chacoalharem um pouquinho que toda essa maravilha cai por terra a ponto de virar um tremendo desastre. Aplaudo-o porque nunca se investiu tanto no Brasil, nem o ‘príncipe’ socialista (FHC) conseguiu tamanha façanha. Embora, ele (FHC), grite aos quatro cantos e repetidas vezes que “No governo FHC não tínhamos tantas oportunidades”, ou seja, uma maneira sábia de dizer o quão é incompetente.

Como bom eleitor que sou, quero alertar-lhe sobre nossa (dos brasileiros, apenas dos brasileiros) Amazônia. A Alemanha, em conjunto com os EUA, está de olho (bem grande!) em nossas florestas. Tudo culpa desse tal “desenvolvimento sustentável”, que por sinal, tem dado o que falar e todo mundo corre para onde tem verde, ou seja, para o Brasil. Isso até desmatarem tudo.

Falando nisso, o que tem dado o que falar também, querido Presidente, é a saída de nossa Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do cargo. Não sei onde vai parar tanta novidade – insustentável. Estão todos abandonando o barco. Do outro lado as coisas vão pior (sorte sua!). A oposição troca os pés pelas mãos e não chega a lugar nenhum. FHC apóia Serra, o qual visa à presidência em 2010 e que apóia Kassab, que concorre à Prefeitura de São Paulo com Alckmin, que por sua vez é do mesmo partido de Serra. Confusão? Total. Isso que eu nem citei a participação do mineiro Aécio Neves na ‘briga’.

Bom, vou ficando por aqui sem querer delongar-me. Afinal, tenho que trabalhar muito para garantir meu caro pão de cada dia.

Glauber Canovas.

3 comentários:

ROGÉRIO FERREIRA disse...

O pão nosso de cada dia nois dai
hoje, amanha e sempre!

Eleições proximas, estamos a sorte de mudanças dos nossos representantes mórs e seus caprichos e a pergunta que me faço:

E agora José?

otimista que sou!
torço apenas pra que não me falte o pão!

Pq entra PSDB, PT, PMDB e pouca coisa muda!


Parabens pelo texto!
Foi um contra ponto interessante para o PSDBista aqui!

Tatá disse...

Poxa!
Que tema interessante!
Amei todos os textos...O do msn tah um barato.
Quanto à sua carta, Brigo, lhe questiono...Caso ele seja novamente candidato...Vai votar no Lula?

Beijos

Unknown disse...

Na minha opiniao faltou uma critica mais dura do autor. Deu uma introducao mais dura e fugiu do foco.

Bjs