terça-feira, 15 de maio de 2007

Sejamos todos Papas!

Oração de São Francisco" por Ana Carolina
http://www.youtube.com/watch?v=RvK8YYu5ME4 "

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, e o amor, estes três; porém o maior destes é o AMOR..” (1Co. 13.13.)

Alegre estou e alegre ficarei com a visita do Papa!
Sou católico apostólico romano e FUI praticante.
E a visita do Papa me fez recordar de momentos bons e mágicos que vivi durante 6 anos da minha vida. Me lembrou dos amigos, da comunhão com Deus, das músicas, de aprender a abraçar um amigo, em praticar a solidariedade sem importar quem, me faz recordar ficar no alto de cruz como Cristo para uma apresentação. Que nem diria o compositor que tempo bom que não volta nunca mais.

Mas alegre fiquei mesmo, porque me senti Papa.
A figura humana, frágil, a figura que pode ser minha, podia ser sua, podia ser do seu amigo ao lado, a figura de um homem que pode cometer erros, que é falho, que pode ser pecador como outro homem qualquer. Me senti um sucessor de Pedro, alguém cuja missão e multiplicar as histórias de luta de um homem, histórias de milagres e principalmente num legado de esperanças. Se perguntar a você o que é Fé, prontamente você me responderá, se perguntar o que é religião, vai me enumerar uma lista imensa com prós e contras, se perguntar quem foi Cristo, vai me dizer o filho de Deus, o Messias, o cordeiro que veio redimir o pecado e levar uma mensagem de esperança. Mas se qual é sua fé? Isso de repente poderá gerar algumas duvidas e outras inquietações.

Minha Fé está em Cristo em seus ensinamentos, em seus atos e em sua vivência e a pratico diariamente nas minhas conversas com Deus, ela é pequena, difícil de ser praticada e colocada a prova, a cada assalto, criança na rua, gente passando fome. Mas minha fé me pos como um Papa. Um sucessor que tem a missão de levar adiante a história de luta e de esperança que tudo pode ser diferente. Um sucessor que pode agir na minha comunidade, na minha família, em beneficio dos meus amigos, um sucessor, como Pedro que edificou os alicerces da igreja e que acreditou que a Fé poderia mudar tudo.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

O Papa no Brasil - por Ton

Primeiramente perdão pelo atraso do post. A proposta do TRÊS é de apresentar um texto de cada autor sobre um mesmo assunto, na segunda sexta feira de cada mês. No caso seria a visita do papa. O Márcio fez a parte dele eu e o Rogério não. Mas é começo de conversa e a tendência é nos ajustarmos com o tempo.


Trilha: Ouro de Tolo - Raul Seixas
Citação: "A fé move montanhas" - Ditado Popular

E ele chegou. Não Ele, ele. Acenou, rezou, abençoou, falou Português (boas e más línguas dizem que fala melhor do que o presidente!). Na mesma velocidade que aparecia em diferentes lugares em tão pouco tempo (!), os índices de violência caíam em São Paulo (é o que os números dizem). Tão eficaz quanto a primeira aparição dos Beatles na TV americana (durante a qual, registros indicam, nenhum crime foi cometido em NY). Ora, por que não propormos ao bom velhinho (não, não é o Papai Noel) que ele passe temporadas maiores por aqui? Talvez pelo trânsito, ou pela questão de sua segurança pessoal, ou até mesmo pelo incômodo aos cidadãos comuns e não-católicos. Mas sinceramente, eu prefiro sair de casa e demorar meia hora a mais pra chegar ao trabalho devido ao trânsito, do que sair de casa e não chegar ao trabalho porque levei um tiro na testa.

Mas, na rapidez que lhe foi peculiar durante sua estadia, o Papa foi embora (não antes de interromper o Galvão Bueno) e nós ficamos. Ficamos na insegurança, no desemprego, na fome, na desilusão, na corrupção, no futebol. Basicamente, o pão e o circo.

Na verdade, não acredito nos números. Acredito na ilusão que os números trouxeram ao povo (e a mim mesmo, confesso) durante alguns minutos. A ilusão de que esse país tem sim jeito. Não pela visita do papa, mas sim pela mobilização que a mesma causou. A tal mobilização que Deus nos salvará um dia. E tudo gira em torno d’Ele, não? Não ele, Ele!

sexta-feira, 11 de maio de 2007

O Papa no Brasil

Para ler ouvindo: Engenheiros Do Hawaii - O Papa É Pop




Logo cedo fui comprar pão e senti um cutuco no “baço”, era um milico com um fuzil “desse” tamanho.

- Ai não pode passar não ô “civil”.

- Mas eu compro pão todo dia nessa padaria. - Argumentei com o homem do objeto fálico.

- Não tem jeito ta tudo fechado pra lá!

Achei melhor nem insistir porque ele tava me olhando estranho com mão no fuzil.

Voltei pra casa e resolvi colocar um CD, afinal, se o corpo está padecendo que a alma seja nutrida. Quando o Marcelo Camelo estava na segunda estrofe de “O Vencedor” bateram na porta.

- Olha o senhor pode baixar o volume pois estamos rezando em frente a TV? - Me disse uma senhora muito simpática com cara de “já vou embora”.

- Mas por que as senhoras não foram para a praça? Ta todo mundo lá, até os camelôs.

- Meu filho se eu pudesse ir para a praça não estaria rezando.

Desliguei o som, vai que afeta o coração das jovens senhoras.

Resolvi então ler o jornal. Estava procurando a seção de quadrinhos quando encontrei algo que me deixou perplexo.

Câmara aprova aumento para congressistas de 28,5%

Para!

Sai correndo, fui no apartamento da velinha, pedi um rosário emprestado, me sentei a seu lado e disse:

- Só com muita fé minha senhora, só com muita fé!

Márcio Brigo é autor do blog Estação Visão, passe por lá!

domingo, 6 de maio de 2007

Texto Inaugural!

Para ouvir: o que estiver tocando no media player ou similares.
Citação: aquela do livro do seu livro de auto ajuda preferido.

Texto inaugural no Três!
E como escrever um texto inaugural.
Agente imagina um texto fenomenal que faça entupir os comentários, que arranquem elogios, e para os mais sonhadores como eu, que ele faça parte das rodinhas de bate papo de segunda feira.
Você leu no Três, o texto do fulano.
E aquele parágrafo? O que será que ele quis dizer com isso?
Muito bom, adoro o jeito como ele escreve.

De volta ao planeta dos macacos e não nos permitindo ter uma vida tão simples como a dos nossos irmão babuíno, que pensa apenas no alimento que terá na próxima refeição e qual o melhor modo de pegar piolho.

HUMANOS! Vire e mexe, estão discutindo consigo mesmo, a PERFEIÇÃO.

Pois é, e cá estou eu, tentando escrever o texto inaugural mais perfeito do mundo. Você está se perguntando texto inaugural depois de duas postagens do Ton, pois é, meu caro amigo, inaugural, para o que vos escreve, pense na combinação 3 pessoas, 3 pontos de vistas, 3 mundo parecidos e completamente diferentes, e milhões de possibilidades de texto, agora como alcançar a perfeição rejeitada pelos macacos e pretendida por eu.

Agora se você identificou, ou não está entendendo nada! Não se preocupe, textos inaugurais não tem a mesma função de CDs inaugurais que lançam para o sucesso bandas e mais bandas e que vendem milhões de álbuns em semanas, conquistam fãs pelo mundo, e criam expectativas por segundos CDs em que você descobre a verdade sobre a banda. Geralmente os textos pós textos inaugurais são melhores lapidados e esses sim ganham comentários nos intervalos para os cafezinhos nas segundas feiras.

Afinal, sobre o que é esse texto inaugural mesmo!
Não sei ainda to tentando descobrir!Texto inaugural no Três!