segunda-feira, 14 de maio de 2007

O Papa no Brasil - por Ton

Primeiramente perdão pelo atraso do post. A proposta do TRÊS é de apresentar um texto de cada autor sobre um mesmo assunto, na segunda sexta feira de cada mês. No caso seria a visita do papa. O Márcio fez a parte dele eu e o Rogério não. Mas é começo de conversa e a tendência é nos ajustarmos com o tempo.


Trilha: Ouro de Tolo - Raul Seixas
Citação: "A fé move montanhas" - Ditado Popular

E ele chegou. Não Ele, ele. Acenou, rezou, abençoou, falou Português (boas e más línguas dizem que fala melhor do que o presidente!). Na mesma velocidade que aparecia em diferentes lugares em tão pouco tempo (!), os índices de violência caíam em São Paulo (é o que os números dizem). Tão eficaz quanto a primeira aparição dos Beatles na TV americana (durante a qual, registros indicam, nenhum crime foi cometido em NY). Ora, por que não propormos ao bom velhinho (não, não é o Papai Noel) que ele passe temporadas maiores por aqui? Talvez pelo trânsito, ou pela questão de sua segurança pessoal, ou até mesmo pelo incômodo aos cidadãos comuns e não-católicos. Mas sinceramente, eu prefiro sair de casa e demorar meia hora a mais pra chegar ao trabalho devido ao trânsito, do que sair de casa e não chegar ao trabalho porque levei um tiro na testa.

Mas, na rapidez que lhe foi peculiar durante sua estadia, o Papa foi embora (não antes de interromper o Galvão Bueno) e nós ficamos. Ficamos na insegurança, no desemprego, na fome, na desilusão, na corrupção, no futebol. Basicamente, o pão e o circo.

Na verdade, não acredito nos números. Acredito na ilusão que os números trouxeram ao povo (e a mim mesmo, confesso) durante alguns minutos. A ilusão de que esse país tem sim jeito. Não pela visita do papa, mas sim pela mobilização que a mesma causou. A tal mobilização que Deus nos salvará um dia. E tudo gira em torno d’Ele, não? Não ele, Ele!

2 comentários:

Marcio Brigo disse...

Se o Papa é pop? Quem é erudito?
Se o policia a as forças armadas defendem o Papa, quem defende o povo?
Quanto mais eu escreveo, quanto mais eu leio mais palhaço me sinto.
Como já foi dito antes:
Só tendo muita fé.

ROGÉRIO FERREIRA disse...

realidade x fé!
dificil é constatar que amanha é apenas mais um dia!

mas ainda fico com a fé!
EU QUERO SER PAPA, como disse acima!