domingo, 10 de agosto de 2008

Sobre irmãos

Para ler ouvindo: U2 - Stay (Faraway, So Close!)

irmaos

Imagine que ser irmão é existir em conjunto. Ser alguém que somente por existir já sente a presença de outro, e tem aquele jeito estranho de gostar.

Como assim?

Lembro-me que uma das descrições de irmandade mais curiosas que eu recebi foi a seguinte:

“Não gosto do meu irmão, não falo com ele ha mais de três anos, mas se um dia eu o encontrar na rua apanhando, vou ajudá-lo, posso até não falar com ele, mas vou ajudá-lo” – Estranho? Acho que não o amor de irmão é muito mais que palavras – perceba que não estou dizendo que o depoimento é coerente.

Imagine que um irmão tem o papel de parceiro, ele é o cara que ensina a empinar pipas, que ensina que rodar peão, que ensina como chegar até a pessoa desejada e por vezes amada.

Irmandade é uma ligação infinita que não se rompe com a distância de continentes ou o (sem virgula entre infinita e irmão) arremesso de travesseiros ou roupas sujas.

Mojica Marins (como Zé do Caixão) diz que só o sangue é eterno – bonito isso, ou não? -.

Imagine que na sétima serie eu tinha um amigo que descobriu ter uma meio-irmã por parte de pai. Sabe o quê ele fez? Na primeira oportunidade que teve, “ficou” com ela. Só depois de muito tempo percebi que expressão era aquela nos olhos dos dois, havia um prazer diferente, uma cumplicidade que nunca mais vi no olhar de nenhum outro casal – e olha que eu só fui saber de Calígula alguns anos depois.

Imagine que o sangue é eterno - Mesmo em casos como estes, onde os sentimentos estão fora de ordem – ao menos na opinião de quem escreve – ser irmão é existir em companhia, é uma amizade desde já consumada e assumida, ou uma cumplicidade, se preferir. Não sei porque os dois primeiros irmãos brigaram, nem como era o ambiente da casa do meu amigo, mas imagino que nada disto fez diferença no sentindo mais simples, são cúmplices, estão unidos.

Imagine o sangue eterno ao que eu me refiro. Não é da placenta, ou do DNA do pai. Quando digo da ligação de sangue entre irmãos, não excluo a ligação dos irmãos de criação, pois sei que, facilmente, um daria o sangue pelo outro (ou um rim talvez). É Disto que estou falando (desta vês sou eu e não o Mojica), o sangue se torna eterno quando o entregamos para o outro.

E os “sem irmãos”?

Francamente não sei definir, é muito mais fácil definir a palavra irmão do que o “filho único”.

E por que vários parágrafos deste texto começam com “imagine”?

Porque a pessoa que escreve este texto é um legítimo filho único.

(Embora considere estes dois amigos do blog como irmãos selecionados).

Mais uma vez este blog me levou onde eu jamais estive.

Revisão: Morena

10 comentários:

Unknown disse...

Penso numa única certeza, caso a vida ainda me surpreenda com um irmão de sangue.

Um amor absoluto e eterno!

Bom ler o ponto de vista de um filho unico.... assim como eu....

Bom te ler... sempre!

Anônimo disse...

Se a sua intenção foi de fato emocionar alguém...
Pode dar-se por satisfeito, pois ao menos 1 pessoa vc já conseguiu...
(e certamente conseguirá a muitas outras)

Que saudade do meu maninho (“Irmandade é uma ligação infinita”)

Obrigado por essa emoção que despertara em mim; Márcio Brigo...
Isso não se agradece (eu sei!), mas enfim...

Bjusss..... Vanessa :)

Brigo descrito por Vanessa em 1 palavra (neste instante): Sensibilidade

_Ton_ disse...

Arrepiou...
Eu tenho as minhas diferenças com meus irmãos algumas vezes, mas não imagino minha vida sem meus irmãos. E creio que entendi esse texto e percebi a angústia que tens em não tê-los. Mas tens, com certeza, os que você disse, os irmãos por escolha, que não deixam de ser irmãos.
Abraços

Miss Scarlet disse...

Curioso ver um filho único descrevendo tão bem a irmandade. Eu fui filha única até os treze anos, e, mesmo hoje, convivo com meu (meio-)irmãozinho muito menos do que gostaria. Quero dizer com isso que eu praticamente cresci filha única, eu comecei a me entender por gente como uma "sem-irmãos". Mas o mais bonito da irmandade, é que é uma coisa simplesmente necessária. Então, mesmo enquanto filha única, eu tinha os irmãos que a vida me deu, e até hoje os tenho sempre perto de mim, não importa o que aconteça... Agora, sobre o nascimento do meu irmãozinho, foi um dos poucos momentos da minha vida que eu, esse ser auto-analítico por natureza, não sei explicar o que eu senti. Só sei que quando o segurei no colo pela primeira vez, eu sabia que estava ali alguém que estaria sempre comigo, mesmo de longe, e reconheci nele um pedacinho de mim mesma...

Miss Scarlet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miss Scarlet disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Sinceramente Brigo seu texto me comoveu demais, me segurei pra não chorar aqui de verdade...
Sempre mexe muito comigo falar ou ver alguém falando sobre irmãos, minha irmã é meu porto seguro, minha melhor amiga, minha cúmplice não é só um pedacinho de mim é como se fosse mais da metade, ela me cuidou e devo muito da minha criação a ela, o que me deixa mais orgulhosa de ser como sou, por saber que sou parte dela... A saudade que sinto dela é realmente indescritível ninguém nem imagina o quanto eu sofri quando essa "praguinha" se mudou daqui sabe, mas hoje fico imensamente feliz, por saber que essa mudança trouxe coisas ótimas a vida e a minha também, afinal de que outro modo eu conseguiria conhecer o Brigo querido?! Ahahaha


;**

Anônimo disse...

Olá, olá, olá haha
Aqui é a própria praguinha descrita no último comentário haha
Irmãos meu assunto predileto, no meu caso irmã, com certeza fico muito comovida por ler um texto assim e sentir q faço até parte em alguns momentos, "CUMPLICIDADE" um sentimento tão forte e impossível de descrever somente em palavras, posso até citar algumas amor(incondicional), amizade(a melhor)... Minha irmã como vc já sabe é TUDO na minha vida, o ponto fraco d alguém forte...
Superbrigo ótimo texto, conseguiu passar nele uma mensagem q talvez alguém q tenha até vários irmãos não o fizesse, pq conquista e cultiva irmãos postiços por onde passa, parabéns mais uma vez por saber usar tão bem as palavras!!! AMEI!!!
Bjão querido amigo =D

Anônimo disse...

LINDISSIMO!

Unknown disse...

Esse tema e bem conhecido pela minha pessoa que tenho duas irmas e dois irmaos...E galera somos em cinco, eramos seis, infelizmente meu irmao faleceu, tive pouco contato com ele, mais sinto o mesmo amor por ele que tenho pelos outros quatro.Eu era um bebe qd ele morreu. Mais o amo do fundo do meu coracao. Estranho????Isso e amor de irmao.Bjs