segunda-feira, 24 de março de 2008

Só entretenimento

Trilha: Jazz. Muito.
Em algum lugar onde a lei não é a lei.
O odor percorre a rua e inebria a alvorada... o dia vai nascer em pouco tempo e os peixeiros descarregam a noite de trabalho neste, que é o lugar que eu menos queria estar na cidade. À porta do bar, ela me esperava, como fez em todas as noites na última semana.
O bar era como um bar devia ser. Um balcão sujo, com bêbados caídos, e filósofos da meia-noite tentando manter uma conversa alinhada. Nas mesas, alguns jogavam pôquer, alguns jogavam conversa fora. Havia aqueles que tentavam arrumar confusão, rapidamente desencorajados por um leão-de-chácara do tamanho de um rinoceronte branco. A nuvem densa de fumaça de cigarro deixava os rostos pouco nítidos e os olhos extremamente irritados. Além de tudo, tinha um aroma único. Uma mistura de guimba de cigarro misturada com rum barato e complementada com um toque de dinheiro sujo e más intenções.
A investigação vinha se arrastando há muito tempo, e eu me apoiava em evidências e dicas extremamente discutíveis de fontes extremamente não confiáveis. Por exemplo, aquela mulher. Aquela mulher descarregava pretensão a cada sílaba que saia de sua maliciosa boca. Ela me pagou um drinque, como fazia toda noite. E finalmente me dizia seu nome.
- Me chamo Mary.
- Eu não acredito mais em uma palavra do que diz.
- Como não? Eu não teria por que esconder isso, teria? - indagou a moça, certa de que ainda me enganava.
- Não leve a mal, querida. Não confio em tipos como o seu.
- É? E que tipo é o meu?
Seu modo de falar era um show à parte. Ela era tímida, porém, decidida. Em alguns momentos era insegura, em outros, agressiva. Dissimulada ao mesmo tempo em que jorrava convicção.
- Uma mulher que perdeu o respeito dos pais por ser um tanto mais "atirada" do que as outras garotas. Sem rumo e sem dinheiro, bateu de bar em bar procurando uma ocupação para sua bonita voz. Então você veio parar aqui, nesse recanto de poetas fracassados, boêmios desempregados e jogadores de pôquer em fim de carreira.
- Huuum... você é muito bom nisso! - senti sua respiração mudando, me indicando que eu estava chegando a algum lugar.
- Sabe, - disse ela - eu também sei um pouco sobre pessoas. Por exemplo, você é um policial frustrado, que foi abandonado pela esposa e dedica todo o seu tempo a investigações infrutíferas. Pegou um caso complexo demais e sua limitada percepção não consegue solucionar. - ao terminar, tragou o cigarro e soltou uma baforada densa, que cobriu minha visão.
Por mil demônios! Aquela maldita mulher me leu como se eu fosse um livro infantil. A situação havia se invertido e ela passava suavemente o lenço em volta dos lábios como se limpasse o veneno que escorria das presas.
- Veja, detetive, já eu simpatizo com tipos como você. Sempre tentando consertar um mundo sem conserto.
- E o quê você sabe disso, querida? - eu tentava esconder o meu receio com o meu sarcasmo.
- Só acho que você se preocupa tanto com a sujeira dos outros, que não enxerga aquela que se esconde debaixo do seu nariz.- agora ela esboçava um sorriso de canto de boca.
- Acredite, boneca... você não quer ir pra esse lado... Eu faço algo para ajudar, para mudar as coisas. Você... bem, você é entretenimento.
Havia algo de errado. As palavras fugiam da minha mente, minha vista se escurecia, a pressão subia. Aquela vadia me tirara do sério.
- Ahhh, agora você disse a palavra-chave, querido. É tudo entretenimento... - ela apaga o cigarro, levanta-se e segue em direção ao palco. Ajeita o microfone e começa a cantar "Summertime".
Irônico ou não, é minha canção favorita.



O suor começava a molhar minha camisa, aquilo estava fugindo do controle. Me levanto e caminho, cambaleante, em direção ao banheiro. Entro, molho o rosto e tento permanecer calmo.
"Oh your Daddy's rich and your ma is good lookin'
So hush little baby, don't you cry"

Levanto o olhar até ver minha já pálida face no espelho. Não tem mais como me acalmar. Tiro minha camisa e tento mordê-la para evitar que minha língua se enrolasse. Um pranto tímido começa a rolar pelo meu rosto.
"One of these mornings
You're goin' to rise up singing"

Caio no chão do banheiro, a voz penetrante daquela mulher desligava, uma por uma, as funções do meu corpo até que só me restasse a consciência. A consciência de que caíra no truque mais antigo do mundo. O veneno era lento e mortal, não havia escapatória.
"Then you'll spread your wings
And you'll take to the sky"

Ainda tento mover, um dedo que seja. Inútil. As pessoas não sabem como reagir diante da morte, mas da experiência que tive, só posso pensar em um misto de resignação e conformismo. Agora não havia mais dor, não sentia nada.
Quando me mandaram atrás de uma tal "loira suicida", jamais imaginava que teria dificuldades para resolver o caso. Eu só fui descobrir quem ela realmente era nesta noite. Mas ela já me conhecia e sabia de minhas intenções há muito tempo. E não fugiu. Não sentiu medo. Planejou com notável frieza cada passo de mais um assassinato na sua notória ficha criminal. Encarou a morte de frente. E mais uma vez venceu.
E eu finalmente entendia o prazer que aquela mulher sentia pela morte. Para ela, é tudo entretenimento.
"But till that morning
There’s a nothin’ can harm you

With daddy and mammy standin' by
"

Agradecimento especial ao Rogério, por emprestar a personagem.
Lista: Top 5 - Melhores frases do cinema
1-"Do you feel lucky? Well do you, punk?" (Você se sente sortudo? Então, se sente, pivete?) - Dirty harry
2-"I'm going to make him an offer he can't refuse" (Eu vou lhe fazer uma proposta que ele não pode recusar) - O Poderoso Chefão
3-"Frankly, my dear, I don't give a damn" (Francamente, querida, eu não dou a mínima.) - ... E o vento levou
4-"Here's Johnny!" O Iluminado
5-"You Talking to Me?" (Vocè está falando comigo?) - Taxi Driver
6-"Dadinho é o caralho, meu nome é Zé Pequeno, Porra!" Cidade de Deus
7-“Say Hello to my little friend” (diga olá para o meu amiguinho) - Scarface
8-"Go ahead, make my day" (Vá em frente, faça meu dia) - Dirty Harry
9-"Don't interrupt me, honey!" (Não me interrompa, querida) - Beleza Americana
9-"Hi, hi, hi, Mr. Deltoid!" - Laranja Mecânica
10-"Redrum" - O Iluminado

PS: exatamente, meu top 5 tem 10, porque não consegui tirar as outras 5....kkkk


8 comentários:

Miss Scarlet disse...

O Márcio (Lom) Brigo vai querer esfolar minha testa na guia por comentar seu texto antes de comentar o dele... Mas eu tinha que dizer que usar "Summertime" como trilha sonora matou a pau! Texto brilhante, Ton, como sempre..

Beijo Grande, Rapazes! "Keep up the good work" ;)

Anônimo disse...

Dentre as maravilhas de chegar às 6:30 no trabalho (mesmo quando se entra às 7:00), está entrar nos blogs de amigos, conhecidos, etc...

E eu gostei do texto aí viu Ton, até li antes na wikipedia mesmo o quê era o cinema NOIR e pananã...hahaha

Reforço o quê a moça disse aí: Mandou bem pagaraio no SUMMERTIME!

Abraços.

Unknown disse...

Imaginei que esse texto estava muito parecido com os de um certo Mr.R...rsrsrsr...Bjs

ROGÉRIO FERREIRA disse...

Comentarios já feitos via MSN...

mas reler o texto com BG causa, outras sensações....

sugestão!

CURTA (acho que o Noir ta merecendo)

Marcio Brigo disse...

Por mil demônios!
Fantástica interação entre texto e música, perfeito! Adorei.
|
Rogerio, também quero esrever com a Loira Suicida.
|
Gabriela, eu prefiro que vc comente o texto dos outro mesmo, :-P ...
|
Ton, é isso mesmo cara, muito bom, como sempre.

_Ton_ disse...

exatamente, Mr. Roger... CURTA! ta pedindo.. ta pedindo...

Unknown disse...

Oi guris, eu já tinha dado uma sugestão de texto pro Rô e queria passar para vcs tb...A idéia inicial é fazer um debate sobre a guerra dos sexos...Vcs três convidariam três gurias feministas para escreverem. Pensei em fazer três subtemas, então cada "casal" iria debater sobre um "tema" dentro desse conflito Homem X Mulher.De inicio é isso...Se quiser tirar duvidas sobre isso é só me procurar ok...Bjs

Miss Scarlet disse...

Ah, Brigo-Man, achei mancada minha. Você que me apresentou o site e o primeiro texto que eu comento é o do Ton...

Curta?! Ouvi Curta?! Onde eu deixo meu Curriculum?!

Beijos, Três...